segunda-feira, 29 de março de 2010

Visita à Associação Portuguesa de Alzheimer


Na passada sexta-feira, dia 26, deslocámo-nos até Lisboa, mais propriamente a Alcântara, a fim de visitar a Associação Portuguesa de Alzheimer.


Já na sede desta instituição fomos, extramente, bem recebidas pela Dr. Ana Margarida Cavaleiro - Coordenadora do Departamento de Formação - com quem desde o ínicio tinhamos estabelecido contacto e pela Dr. Margarida Matos - Directora Técnica do Centro de Dia, que foi quem nos presenteou com uma objectiva e esclarecedora apresentação sobre o que é a Associação Portuguesa de Alzheimer e como funciona este Centro de dia que iriamos visitar.

Após esta parte mais teórica da nossa visita, passámos, então, à fase, por nós, mais esperada - o contacto directo com a doença. Tivemos, assim, a oportunidade estar junto a idosos a quem foi diagnosticada a patologia de alzheimer. Foi gratificante poder ver a alegria de pessoas, que aparentemente, são normais, mas ao fim ao cabo, possuem uma anomalia degenerativa a nível cerebral que vai aumentando o seu grau de manifestação com a idade.

Para além de toda a envolvência emocional, aprendemos muito sobre o que se pode fazer com estes doentes para além da intervenção farmacológica, isto é, apesar de o Alzheimer ser uma doença que requer a administração de fármacos aos seus doentes, não significa que seja apenas esse o único "remédio" para manter estes doentes activos. Muito pelo contrário, uma intervenção de estimulação do próprio individuo é, por vezes, muito mais bem sucedida que qualquer um dos medicamentos que possam ser receitados. Assim sendo, e numa tentativa de encontrar a combinação perfeita neste Centro de Dia, os doentes podemos encontrar são para além de medicados como é aconselhado pelo seu médico, são estimulados tanto a nível cognitivo como sensorial de modo a melhorar a sua prestação no seu dia-a-dia.

Como é obvio esta estimulação varia de pessoa para pessoa, uma vez que nenhum dos doentes é igual, pois cada um tem a sua própria personalidade bem como as suas próprias vivências existenciais que a diferencia de todas as outras. Contudo há actividades estimulantes que são comuns a todos os doentes que frequentam o Centro de Dia. E, precisamente no dia 26 de Março foi perceptível uma dessas actividades. Sem ser uma data reconhecida a nível mundial e nem sequer a nacional ou regional foi ali marcado pelo simples facto de ali se encontrarem duas alentejanas, que como seria de esperar, não se mostraram indiferentes a este acontecimento.

O ambiente era de festa. As pessoas dançavam, pulavam, cantavam e sorriam à moda do Alentejo. Todos se mostravam felizes mas sem dúvida que eram os olhos daquelas duas alentejanas os que mais transbordavam de felicidade, porque era uma dia que as fazia sentir vivas, actualizadas, porque o viver o passado era tão presente como em tempos o foi.

São actividades como estam que de tempos em tempos vão acontecendo levando a reviver o passado outras pessoas que ali se encontram, seja a sua nacionalidade portuguesa ou espanhola, venha ela do Alentejo ou do Norte, merece igualmente ser presenteada com o prazer de viver.

A nossa visita foi de apenas um dia, mas um dia muito bem passado e no qual podemos ver que o carinho, a atenção, e a disponibilidade que damos ás pessoas são muitas vezes a melhor cura que lhe podemos dar, não esquecendo que o amor que damos aos outros também nos faz a nós crescer como pessoas.


Foi portanto, uma experiência grandiosamente productiva para o nosso trabalho. :)

1 comentário:

  1. Terça-feira, 25 de Maio de 2010, ESCLEROSE & ALZHEIMER, mal de ADOÇANTE? Artigo escrito pela Dra. Mancy Marckle:
    Se você está usando ASPARTAME ' (Nutrasweet, Equal, e Spoonful, Canderel, Hermesetas, etc.) e sofre de sintomas como fibromialgia, espasmos, dores, formigamento nas pernas, cãimbras, vertigem, tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido, dores articulares, depressão, ataques de ansiedade, fala atrapalhada, visão borrada ou perda de memória – você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME ! ...
    para mais Informação, Leiam artigos de: Russell L. Blaylock, M.D.
    Mancy Marckle
    LOUIS ELSAS, M.D. (GENETICS) TESTIFYING TO CONGRESS ON ASPARTAME AND BIRTH DEFECTS, Vídeo: ABRE TUS OJOS: El poder que mata la muertewww.youtube.comES EL NUEVO NACIMIENTO Y EL INICIADO ...HA MUERTO LA MUERTE QUE MATA AL HOMBRE: ES EL NUEVO NACIMIENTO Y EL INICIADO SE ENCUENTRA CON LA SEGUNDA VENIDA DEL HIJO DE LA LUZ, que dice: "Y el hombre que entiende este conocimiento LO ENGRANDECE Y MAGNIFICA...Vídeos de sweet misery a poisoned world – s/ASPARTAMEhttp://topdocumentaryfilms.com/sweet-misery-a-poisoned-world/http://products.mercola.com/sweet-misery-DVD/http://www.dorway.com/aspartame-primer/
    http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/sociopol_globalelite.htm
    Rauni Kilde - Projeto Illuminati (Dublado) - http://www.4shared.com/video/ExJfKTlv/Rauni_Kilde_-_Projeto_Illumina.htmlPLANO ILLUMINATI PARA ELIMINAR 2/3 DA HUMANIDADE Rauni Kilde revela no vídeo "O Plano Illuminatio" - (Dublado) informações intrigantes e assustadoras sobre Controlo mental, Chemtrails, Nova Ordem Mundial, Illuminatis, Implantes (de todos os tipos), Ondas Químicas, Ondas Eletromagnéticas.Qual seria a finalidade desses projectos desenvolvidos pela elite mundial que controla os governos do mundo?Transformar os seres humanos em robôs biológicos seria a finalidade maior. Toda a humanidade está envolvida e o objectivo imediato é eliminar 2/3 da população – especificamente a classe média – que ainda tem condições de pensar e reflectir sobre as coisas; levando à humanidade a ser formada no futuro por apenas 2 (duas) únicas classes: a elite e os escravos.
    Youtube: Entrevista Dr. Isaac Goiz Duránhttp://www.centrodoctorgoiz.cl/index.php/entrevista-drgoiz-2010.htmlhttp://www.centrodoctorgoiz.cl/index.php/entrevista-dr-goiz.htmlhttp://www.biomagnetismo.biz/video.htmlA teoria do "par biomagnético" es el futuro de la Medicina y la Medicina del futuroGoiz afirma que toda patología se inicia en dos puntos relacionados entre sí que poseen las mismas características bioenergéticas aunque estén situados en distintos lugares del cuerpo. Es lo que llama "par biomagnético" y asevera que mientras en uno de esos puntos se produce acidificación en el otro se produce alcalinización. Y eso hace que ¡en uno se acumulen los virus y en el otro las bacterias! Es más, asevera que basta colocar dos simples imanes en esos puntos para que los virus y bacterias que pueden afectar negativamente al organismo ¡pierdan su capacidad patógena!
    Muito importante e urgente PARTICIPAR:
    35 milhões Assinaturas/PETIÇÃO, até Março 2011: www.grammasintl.com/html/products/campaigns.asp
    http://www.grammasintl.com/html/campaigns/video_ontheedge.asp
    Guests Dounne Alexander MBE, FRSA (Founder), and Dr Robert Verkerk (Science Director of The Alliance for Natural Health), join forces to expose the dangers of EU Directives coming into force from 1st.January 2010, which threatens to ban valuable natural foods, vitamins, minerals, herbs, ancient traditions, plus take away our Consumer Rights & Health Choice.

    ResponderEliminar