Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

As Doenças Neurológicas e as Pessoas

Numa tentativa de perceber o que vai pela cabeça das pessoas quando lhes falamos das "nossas" doenças - Alzheimer, Autismo, Depressão e Esquizofrenia - decidimos fazer um questionário bastante simples sobre estas mesmas doenças tanto aos alunos e professores da nossa escola como à comunidade local.
Este inquérito focava o reconhecimento básico destas perturbações e ainda também o grau de discriminação manifestada pela sociedade para com estes doentes.
Os resultados estão expostos neste blog, contudo não será de todo inoportuna a elaboração de uma breve apreciação relativamente a estes mesmos resultados.

Após o tratamento dos dados obtidos verificou-se um maior reconhecimento das doeças alzheimer e depressão, como já seria de esperar pelo carácter "popular" que apresentam nos dias de hoje. Quanto ao autismo e a esquizofrenia a quantidade de pessoas que afirmaram conhecer ao ponto de distinguir sintomas não foi tão elevada como o que esperariamos.
Relativamente à segunda parte do questionário onde se falava da discriminação dos doentes, as resposta foram variadas. Para as pessoas que afirmaram haver discriminação, justificaram essa resposta dizendo ter observado casos específicos, bem como afirmando haver auto-isolamento ou mesmo isolamento imposto pela sociedade. Para as que acham que a discriminação não revela uma grande taxa de casos, dizem saber que a sociedade dos dias de hoje tem uma mente muito mais aberta e aceita já bem este tipo de doenças.

De uma forma geral os resultados foram de acordo com o que esperavamos.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psíquico severo que se caracteriza por uma colecção de sintomas que podem ocorrer, como: alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e perda de contacto com a realidade. É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um grupo de sintomas, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos. De acordo com algumas estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.

Um exemplo de esquizofrénico famoso é o matemático americano John Nash, que apesar do desafio de conviver por toda a vida com os sintomas típicos, foi um intelectual importante e deixou grandes contribuições às áreas de economia, biologia e teoria dos jogos.


Ana Lains

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Depressão

A depressão não se caracteriza apenas por perturbações no humor. Trata-se de uma disfunção mente-corpo complexa e que compreende sintomas emocionais e físicos.
Na maioria das vezes, as pessoas com depressão não recorrem à ajuda de pessoas especializadas, pois não associam os sintomas que apresentam aos da doença, especialmente quando se tratam de sintomas físicos.
Porém, além dos sintomas emocionais de vazio e tristeza, o doente também pode experimentar sintomas físicos dolorosos que acompanham os emocionais.
É crucial alertar as pessoas para a importância de tratar ambos os sintomas, uma vez que só dessa forma será possível a remissão e uma verdadeira melhoria na qualidade de vida.

Rita Gomes

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prevenindo os sintomas!


Com o avançar da idade, as alterações na memória são comuns. Porém, os sintomas da doença de Alzheimer vão para além dos simples esquecimentos do dia-a-dia. Trata-se de uma doença bastante difícil de diagnosticar e portanto, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para realizarem exames médicos.O diagnóstico precoce é a chave para uma melhor qualidade de vida e controlo da doença.

1. Perda de memória;
2. Dificuldade em realizar actividades de rotina;
3. Esquecimentos;
4. Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal;
5. Problemas com pensamento abstrato;
6. Errar o lugar as coisas;
7. Mudanças de humor e comportamento;
8. Transformações de personalidade;
9. Perda de iniciativa nas actividades;
10. Problemas com a linguagem.
Portanto estejam atentos !
Cindy Bernardo

Autismo II

O Autismo caracteriza-se pelo seu fenótipo amplo, ou seja, pela quantidade de sintomas diferentes que cada doente pode apresentar. Cada autista não tem de, obrigatoriamente, apresentar os mesmos sintomas da doença que outro, sendo que mesmo dentro da classificação geral "Autismo" são variados os graus que a doença pode atingir. Contudo, há ainda assim uma "palete" de sintomas caracteristicos desta perturbação:

Maria Francisca Reis

domingo, 10 de janeiro de 2010

Depressão: Como tudo começa



"Acho que se a eutanásia fosse permitida em Portugal eu já a tinha pedido há muito tempo.", será esta a solução?

Rita Gomes

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mal de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa é até ao momento incurável. Apesar da contínua investigação, algumas das causas da doença de Alzheimer continuam a ser desconhecidas. No entanto, já foram identificados alguns factores de risco que podem elevar a possibilidade de vir a sofrer a doença, tais como: tensão arterial alta; baixos níveis de estimulação física, intelectual e social; obesidade e diabetes; graves ou repetidas lesões cerebrais.


Cerca de 1 em cada 20 pessoas acima dos 65 anos e 1 em cada 5 pessoas acima dos 80 anos sofrem de demência, sendo a doença de Alzheimer responsável por metade destes casos.


A idade continua a constituir o maior factor de risco para a Doença de Alzheimer, muito embora não seja causadora da doença. Não se trata de uma doença hereditária, visto que, não existe um gene específico para esta doença. Todos podemos, a um determinado momento desenvolver a doença.


Portanto, há que pôr a massa cinzenta a FUNCIONAR !
Cindy Bernardo